Chico Cavalcante

Chico Cavalcante é o Presidente e Diretor de Criação da Vanguarda Propaganda e da V2 Vanguarda.

Estudou filosofia, comunicação e letras. Especializou-se em Marketing Político na Escola Superior de Propaganda e Marketing. É publicitário, jornalista e um dos mais experientes profissionais de marketing do Pará. Após ter passado pelas principais agências do Estado, em 1992 fundou a sua primeira agência, a Vanguarda Propaganda. Hoje, junto com a V2 Vanguarda, uma das maiores do mercado.

Premiado em certames nacionais e internacionais de propaganda, Chico Cavalcante já escreveu seis livros, sendo quatro destinados à área de comunicação e marketing: “Agência de Propaganda – o que é e como funciona”, “Comunicação Militante”, “O Novo Marketing Político” e “Faça Marketing de Guerrilha” editados pela Labor Editorial.

Realizando sempre um trabalho de resultados, Chico já ajudou a eleger muitos candidatos. Recentemente, em 2006 atuou como Coordenador de Estratégia nas campanhas do Partido dos Trabalhadores no Pará e em Rondônia. No Pará, ajudou a eleger a então senadora Ana Júlia Carepa governadora do Estado e Odair Correa vice governador. Em Rondônia, com a senadora Fátima Cleide candidata do PT, foi o responsável pela campanha de maior crescimento percentual do país para a sua legenda naquele ano. Em 2008, em São Luís do Maranhão, assumiu a campanha do candidato do PCdoB – Flávio Dino, que, partindo de 4% de intensões de voto, chegou ao 2º Turno da eleição. Em Santarém, Pará, formulou a estratégia que levou Maria do Carmo, candidata do PT, a se reeleger, partindo de uma posição onde aparecia nas pesquisas com até 30% atrás do candidato adversário. Cavalcante atualmente é consultor de marketing do PT nacional.

E com tantas atribuições, ainda encontra tempo para compartilhar suas reflexões no Comunicação Militante. Para falar com o Chico, é só mandar um e-mail para chicocavalcante@gmail.com