Biografia de Leon Trotski relançada

trotsky-vanguarda-propaganda-urss1

Escrita em 1999 pelo jornalista e publicitário Chico Cavalcante, a biografia do estrategista da tomada do poder na revolução russa de 1917, Leon Trotski, ganha uma nova edição, compacta, que chega às melhores livrarias na próxima semana. O livro também poderá ser adquirido pela internet.

“A primeira versão, publicada no ano 2000, continha uma longa discussão sobre o trotskismo pós-Troski, enveredando pelas polêmicas que originaram a cisma da IV Internacional, a organização comunista planetária criada por Trotski”, explica Cavalcante. “Essa parte do livro acabou ganhando um peso e uma importância que eu não esperava, eclipsando o que era central, a vida de Trotski. Na versão atual, fica do original apenas a trajetória, a obra, o pensamento e morte trágica do leão revolucionário, deixando a história da IV Internacional para outro trabalho, de maior fôlego, no qual pretendo me aprofundar a partir de 2010”, promete o autor.

Perguntado se não soava estranho que um empresário, dono de uma das maiores agências de publicidade do norte-nordeste do país se dedicasse à historiografia revolucionária e à retórica marxista, Cavalcante responde: “Estranho é um publicitário enveredar pela seara do crime. Nada há de estranho em manter a consciência crítica e os ideais revolucionários e, ainda assim, atuar no mercado e trabalhar honestamente. Minha trajetória bem sucedida como publicitário e como consultor político tem na base a minha história e as minhas percepções críticas sobre a mídia e a própria publicidade. Sem isso, eu não seria quem eu sou e teria minha capacidade de trabalho diminuída. Sou produto da minha história, das minhas escolhas, dos combates que travei ao longo da vida; e ser de esquerda é uma escolha que me acompanhará até meus últimos dias”.

Cavalcante lança, em abril, outro livro: “Marketing Político Radical”, um trabalho denso sobre a prática do marketing anti-hegemônico por partidos, organizações e lideranças de esquerda.

Ambas as obras têm a giffe da Labor Editorial.