A enquete que abalou o mundo.. da política local


Duciomar Costa (PTB) 20 votos (1%)

Edmilson (PSOL) 327 votos (17%)

Mário Cardoso (PT) 89 votos (4%)

Valéria Pires (DEM) 648 votos (34%)
Paulo Chaves (PSDB) 807 votos (42%)

Total: 1891. Enquete encerrada.

Com 1.891 votantes (IPs únicos, ou seja, votos obtidos por 1891 diferentes computadores), fechamos oficialmente a enquete que mobilizou a cidade nos últimos cinco dias. Mais de 4 mil acessos no blog, que tem apenas poucos dias de existência, provam o sucesso da empreitada e a grande capacidade de agregação que o tema reserva. Com o resultado nominal, o arquiteto Paulo Chaves e a jornalista Valéria Pires Franco estariam disputando o segundo turno aqui no blog desde agora. Contudo, em correspondência enviada como comentário em um dos posts, a ex-vice governadora Valéria Pires Franco solicita que a simulação de segundo turno não seja efetivada, uma vez que todas as pesquisas realizadas colocam o ex-prefeito Edmilson Rodrigues na dianteira e que submeter-se a um processo de escolha onde disputassem ela e Paulo Chaves seria corroborar com uma “distorção”. “Peço que você , só por esse motivo, tire o meu nome da possível disputa do segundo turno [com Paulo Chaves]”, escreveu Valéria, educadamente. “Mais uma vez agradeço a oportunidade e parabenizo pelo teu trabalho”, concluiu. Não posso desrespeitar o pedido da pré-candidata dos Democratas, feito de maneira expressa e cortez. Assim, seguirei com novas enquetes, mas acatando a sugestão da ex-vice governadora, testarei Edmilson contra os demais candidatos a candidatos. Simultaneamente, para ver dentre os nomes que o PT tabula como possíveis candidatos, qual deles tem maior densidade dentro da legenda e disputaria essa fase, farei uma enquete específica listando os nomes de Suely, Mário Cardoso, Valdir Ganzer, Regina Barata e Edilson Moura.

Muito obrigado a todos.

7 comentários

  1. Parabéns pela idéia. E parabéns ao Paulo Chaves, o vencedor. Os internautas querem uma Belém mais bonita.

  2. Sr. Francisco Cavalcante,

    Se o blog ganhou pela idéia, não está correto agora colocar o primeiro com o terceiro para disputar o segundo turno. Ou seja, os arquitetos Paulo Chaves e Edmilson Rodrigues. Perdeu a graça e o interesse. Você pode até aceitar o pedido da vice governadora de não participar da disputa, mas não deveria seguir a sugestão de que o segundo turno tem que ser com o Edmilson Rodrigues.
    Como você mesmo disse no início do seu comentário, os quase dois mil votos foram feitos de cada computador e devem ser respeitados. Principalmente os mais de 800 conferidos ao Paulo Chaves.
    Não vamos esquecer – e você sabe disso melhor do que ninguém, que essa pesquisa foi feita somente entre os internautas. Daí poder perfeitamente se obter um resultado diferente do que mostraria uma pesquisa aplicada dentro das normas técnicas, abrangendo todos os sementos da sociedade.
    Por certo , o arquiteto Paulo Chaves, vencedor do pleito aqui,é merecedor e teve um desempenho que muitos não acreditavam.

    Antonio Carlos de Andrade

  3. Ei Antonio Carlos ” BEZERRA “
    PASSA OUTRA HORA !!!!

  4. Ei Chiquinho!
    Você está equivocado quando disse “IPs únicos”, ou seja não podemos garantir que todos os votos partiram de computadores diferentes. Quando eu inicializo o meu modem , por exemplo velox ou a radio o meu IP é zerado o que faz com que eu tenha oportunidade de votar mais uma vez. Essa foi a razão de os dois candidatos tucanos o arquiteto italiano e o Vic de saias virarem o resultado da enquete, faltando menos de 24 hs para o encerramento da mesma.Todos nós sabemos que as principais pesquisas apontam o Edmil50n rodrigues como favorito a prefeitura de belém.

  5. Sr Antonio Carlos, grato por sua visita e pelo comentário. Mas reservo-me o direito de, diante da desistência da segunda colocada, alçar o terceiro à condição de competidor. Se perdeu a graça ou não é secundário. Não era para ser engraçado. Estamos fazendo medições que, como todas, podem incorrer em falhas ou em distorções. Mas isso faz parte do processo, seja ele real ou virtual. Nas eleições de 2002, Maria do Carmo Martins, a candidata do PT, estava 6 pontos à frente de Jatene cinco dias antes do pleito. Com a entrada do PMDB no jogo, à favor de Jatene, o resultado virou na véspera, dando ao ex-governador quatro anos de mandato por 1,34% de diferença. Ou seja, distorções podem ocorrer. Fazem parte do jogo político.

  6. Pena que o povão aqui não tem vez, se não era lapada na rachada e o ED mostraria quem vence esta eleição.Abraços a todos.

  7. tenho certeza que os aspones do arquiteto paulo chaves passaram vários dias votando no seu chefe, as lan houses devem agradecer tal dedicação. meu voto foi fechado e faço questão de abrir sem qualquer
    tipo de retaliação, até por que é difícil retaliar quem apoia o melhor prefeito de belém e um dos melhores do brasil: EDMILSON RODRIGUES
    ass: nelson marzullo maia
    n.marzullo@terra.com.br

Os comentários estão desativados.