Canaã dos Carajás, a terra prometida

Canaã dos Carajás é uma cidade jovem. Muito jovem. Sua população estimada em 2006 era de 15.035 habitantes na area urbana, mas na verdade já habitam a cidade mais de 30 mil pessoas. O povoado que deu origem à cidade era um assentamento agrícola nos anos 80 do século XX, até que em 1997 o município foi criado, desmembrando-se de Parauapebas. Na Wikipedia, lê-se sobre Canaã dos Carajás que ali “a agricultura é tão forte que é comum ver nos núcleos urbanos do município a presença de pequenos roçados, hortas caseiras e escolares, destinados tanto ao consumo local, como também à merenda escolar”. Mas a população também tira da pecuária o seu sustento. Essa atividade vem crescendo na região, tanto para o grande como pequeno produtor. O rebanho de aproximadamente 25 mil cabeças vai quase todo para o corte e, em menor volume, para a produção de leite. A indústria madeireira também é expressiva na região, rica em certas espécies, como o mogno. Sem falar do comércio, que proporciona aos produtores a negociação de seus produtos. A cidade vem crescendo muito, o que faz também crescer a demanda por serviços. Canaã significa “terra prometida”. Não por acaso, há uma migração veloz de brasileiros vindos de outras regiões para o sul e sudeste do Estado, que é uma das bases da atividade extrativista da Companhia Vale do Rio Doce. O município possui minas de diamantes, bauxita, níquel vermelho, cobre e ouro. Desde o início de 2007 a Vanguarda atua em Canaã dos Carajás, atendendo a prefeitura local. Administrada pelo empresário Joseilton Ribita (PMDB), Canaã dos Carajás está passando por mudanças significativas e melhorias continuadas a partir de uma gestão participativa e inclusiva, com forte investimento em infra-estrutura, saúde e educação. Tendo recebido a cidade em profunda desordem administrativa e com endividamento que colocava em risco a sobrevivência da máquina pública municipal, Ribita arregaçou as mangas e fez por merecer o título de “prefeito trabalhador”, que lhe foi dado por populares. O anúncio que ilustra este post foi publicado nos jornais locais e nos de grande circulação, mostrando a ação de eletrificação e iluminação da cidade, que melhora a vida de todos e ajuda o município a crescer ainda mais.

8 comentários

  1. Um grande desafio para a administração do Ribita tem sido o de dar resposta a um problema social que tende a se agravar. Todos os dias o trem da Vale vindo do Maranhão, despeja levas de migrantes na cidade. São analfabetos desprovidos de qualquer qualificação, que vão se amontoando pela periferia. Ou seja, a maior dor de cabeça da jovem e promissora Canaã é importada. E o Ribita que se vire para prover educação, saúde e moradia pra toda essa gente.

  2. Fazer parte da criação das peças de Canaã, Óbidos e Santarém, e de tantas outras obras de arte “sem igual” que a Vanguarda costuma produzir, é de uma realização na vida. Se meus filhos entendessem, iriam se orgulhar do pai que tem. rs
    Obrigado, Vanguarda Propaganda.

    Márcio Beltrão

  3. Mais sucesso e Parabéns pelo Blog.

    Marcio Beltrao

  4. Márcio,

    você é uma querida “cria da casa”. Sentimos orgulho de manter nossos colaboradores, como você, com tantos anos de casa, satisfeitos com o clima construtivo que temos na agência. Você chegou na agência quando ela ainda era um esboço, uma idéia teimosa, que poderia ter se consolidado ou ter se desfeito, como tantas sólidas idéias se desfizeram nesses quinze anos de existência. Você investiu seu tempo e seu trabalho para valorar o nosso tempo e o nosso trabalho. Obrigado por seu companheirismo e por emprestar, por tanto tempo, o seu talento para fazer a Vanguarda brilhar.

  5. Sem dúvida nenhuma, o Marcio é um excelente profissional e um colaborador muito dedicado,a julgar pelas noites a dentro para que as peças de Canaã , Óbidos e Santarém principalmente, estivessem tão perfeitas a ponto de melhorar ainda mais a imagem deste Blog.

  6. Marcio, sem dúvida nenhuma se nossos filinhos entendessem um pouco do teu trabalho eles diriam que voçê é o melhor profissional do mundo, mais enquanto eles não entendem o que visualizam, eu explico para eles o quanto o teu esforço é reconhecido. Parabens! Teu Fã Club Maiza, Vivi e Biel.Te Amamos

  7. Chico, parabéns pela sacada do blog, esta sendo o maior sucesso.E é o comentário dos últimos dias. Abraços. Maiza Palheta

  8. Márcio é um profissional exemplar que vem ao longo desses anos com dedicação exclusiva a essa agência. Seu trabalho já era ótimo, agora então com as prefeituras, está excelente!!!

    um abraço

    Lílian

Os comentários estão desativados.